Instalação do Archivematica a partir de uma máquina virtual no software Virtual Box

Apresento um passo-a-passo para a instalação do Repositório Digital Archivematica, a partir de uma máquina virtual criada pelo software Virtual Box.
O Virtual Box é um software que permite a instalação de diversos sistemas operacionais em um computador, a partir da criação de máquinas virtuais, simulando um Hard Disk (HD) independente para cada sistema operacional instalado. Baseado na política de software livre, ele pode ser instalado tanto em plataforma Windows quanto em Linux. A instalação do Xubuntu - que contém o Archivematica - no Virtual Box se torna mais simples, porém é importante definir as configurações de memória e espaço de armazenamento corretamente, pois isso influencia diretamente no desempenho do Repositório Digital. Também, há a possibilidade de instalação do Archivematica a partir da criação de um disco inicializável para rodar o sistema operacional Xubuntu. 
Em poucas palavras podemos definir um disco inicializável como sendo uma mídia de armazenamento digital (pen-drive, CD, DVD, HD) contendo um software (nesse caso, o sistema operacional Xubuntu) que pode inicializado diretamente no computador a partir desta mídia, sem que haja dependência de outro sistema ou software já instalado no computador.
Após ser instalado o Virtual Box no computador, é necessário executá-lo. Ao abrí-lo, se deve clicar no botão “Nova”. Seguindo os passos apresentados a cada janela, se chegará à tela onde é exigido informar o sistema operacional a ser instalado (no caso, o Xubuntu) e a sua versão. Se deve selecionar “Linux” e “Ubuntu” respectivamente, conforme apresentado na figura seguinte (FIGURA 1):



FIGURA 1– Tela de configuração de Sistema Operacional para criação da máquina virtual


Ao clicar em “Próximo”, irá aparecer a janela onde se deve selecionar o disco rígido virtual para a máquina virtual. O arquivo utilizado neste método de instalação é aquele com a extensão de arquivo VDI, extraído do arquivo "archivematica-0.8-alpha-vbox.tbz*" recebido através do download. Deve-se marcar a opção “Utilizar disco rígido existente”. Observe conforme a figura seguinte (FIGURA 2):


FIGURA 2 – Seleção do arquivo VDI para o Virtual Box

Após estas etapas, a máquina virtual será criada, tendo como disco rígido virtual o arquivo VDI do Archivematica. Se deve clicar em “Start” e esperar iniciar o sistema Xubuntu. Vale ressaltar que para quaisquer tipo de instalação do Archivematica, é proporcionado o tamanho limite de 20GB de espaço para armazenamento dos documentos digitais. Dependendo do tamanho do acervo, é preferível aumentar esse tamanho, utilizando-se de softwares de edição de partições para redimensionar o HD virtual, como por exemplo, o software GParted.

*De acordo com o download realizado em http://archivematica.org/downloads/archivematica-0.7alpha-virtualbox-r4.tbz. Acesso em: 05 mai. 2012.



Dica: para a instalação definitiva em um disco inicializável, leia o post: http://archivematica.blogspot.com.br/2012/06/instalaa.html

Para aumentar o tamanho do disco rígido virtual no Virtual Box, leia o post: http://dhiion.blogspot.com.br/2012/08/como-redimensionar-o-disco-virtual-do.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário